terça-feira, agosto 9

Campeonato Amador inicia em Itabira com a retomada da competição Sub-20

Pinterest LinkedIn Tumblr +

O campeonato iniciou neste domingo (25) no Parque Belacamp

O futebol amador está de volta em Itabira. É a chance para os amantes do futebol verem novamente a bola rolando nos campos da cidade. A movimentação retornou nesse fim de semana, com a retomada da categoria Sub-20 do Campeonato Amador. A disputa, que neste ano homenageia o ex-dirigente Eduardo Maluf, é organizada pela Liga Itabirana de Futebol Amador (Lifa), com amplo apoio da Prefeitura de Itabira.

O jogo entre Campestre e Vila Nova, no Parque Belacamp, abriu a competição. A partida foi vencida pelo Campestre, por 1 a 0. Além dos dois clubes, River e Triângulo também estão no campeonato Sub-20. Todos se enfrentam em turno e returno.

A abertura contou com a presença do prefeito Marco Antônio Lage; da secretária municipal de Esporte Lazer e Juventude, Natália Lacerda; do presidente da Lifa, Ricardo Freitas; do presidente da Câmara, vereador Weverton Andrade; e do presidente do Tribunal de Justiça da Lifa e vereador, Bernardo Rosa.

Após mais de três anos sem incentivo para realizar a competição, a categoria agora pode contar com incentivo e investimento do poder público. Como principal parceira, a Prefeitura firmou termo de fomento com o valor de R$ 212.454,44, que foram repassados à Lifa para a realização do campeonato. Durante o evento, o prefeito Marco Antônio Lage, reafirmou a intenção do atual governo em valorizar as categorias de base para fortalecer o esporte profissional em Itabira.

“O futebol amador é um formador de atletas da base, por isso é fundamental estimular os clubes amadores para terem qualidade e formar atletas para o profissional. Vamos implantar em todo o canto uma escolinha de base, dar segurança ao time amador, para que essas crianças fiquem aqui, próximos da família. O investimento é importante para elevar o futebol de Itabira em um alto patamar. Os recursos destinados ao futebol amador são importantes do ponto de vista social, para fortalecer o esporte e formar atletas para o futebol profissional, em parceria do Valério”, disse o prefeito.

Já o presidente da Lifa, Ricardo Freitas, reforçou a oportunidade de retorno aos campos com a parceria da Prefeitura. “Obrigada ao governo por garantir os recursos necessários para que pudéssemos realizar a competição este ano”, disse Ricardo Freitas.

Para a secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Natália Lacerda, que também é jogadora de futebol, a competição valoriza o esporte em Itabira. “Temos aqui um encontro de histórias. Fico feliz em ver essa juventude, que acorda cedo num domingo de manhã para esse encontro com o esporte. Vocês são responsáveis por continuar escrevendo essa história de mais de 40 anos”, finalizou a secretária.

Próximos jogos

As disputas irão ocorrer durante todo o mês de julho, sempre aos domingos. Os campos do River, Vila Nova, Pedreira e Campestre irão receber os próximos jogos. Os dois melhores times participarão da final, no dia 7 de agosto. Ainda no mês de agosto iniciam os jogos dos clubes que disputarão as categorias Master e Principal.

Share.

Comments are closed.