quarta-feira, junho 29

Educadores ambientais de todo o país podem se inscrever para curso da Semad

Pinterest LinkedIn Tumblr +

Após o sucesso da primeira turma do curso de capacitação em educação ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), estão abertas as inscrições para nova turma. Até o dia (23/05), educadores de todo Brasil poderão se inscrever para o curso de Educação Ambiental: Princípios, Conceitos e Metodologias, gratuito, on-line e com 40 horas de conteúdo.

Embora seja aberta a todos os interessados, a nova edição tem como foco atender os educadores que fazem parte do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, uma ação da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari) da Semad, que abrange 73 municípios, com cerca de 200 professores, 238 turmas de ensino fundamental e aproximadamente 5 mil alunos de todas as regiões de Minas Gerais.

O objetivo do programa é capacitar educadores para a prática pedagógica em educação ambiental, por meio da disponibilização de curso em Educação a Distância (EAD), bem como, desenvolver, junto aos alunos, atividades semanais de educação ambiental.

A diretora da Deari, Ana Cristina da Silveira, ressalta a importância do curso, sobretudo para os educadores do programa. “O conteúdo é imprescindível para os profissionais das localidades onde o Jovens Mineiros está implementado. É por meio do conteúdo repassado que todos terão mais condições e ferramentas educacionais para repassar aos alunos, concretizando o que prevê o programa”, diz.

Além desses educadores, o curso tem atraído estudantes, empresas, consultores, produtores rurais, pessoas comprometidas com a causa ambiental, entre outras.

Os participantes irão ter conteúdos que visam auxiliá-los conforme as suas ocupações profissionais e são voltados para a estrutura da educação ambiental, histórico, legislação, educação formal e não formal, projetos de educação ambiental, metodologias pedagógicas, educação ambiental no processo de gestão ambiental.

O curso estará disponível na plataforma Trilhas do Saber, a partir do dia 25 de maio. Haverá certificados para os participantes que alcançarem o desempenho previsto, nota mínima 60 pontos.

Clique aqui para se inscrever. 

Recorde

O curso de educação ambiental é feito desde 2012 pela Semad, sendo aberto aos municípios selecionados pelo programa, além de educadores de todo o Brasil. Em 2021, foram três edições, sendo a última com 5 mil inscritos.

“O curso oferece um conteúdo conciso e fundamental para quem se interessa pelo assunto. A qualidade oferecida resultou no recorde de inscrições na última edição, quando foram 5.665 mil inscritos de todo o Brasil. A expectativa é alta para esta nova edição, visto que o conteúdo oferecido é sempre muito elogiado por todos aqueles que participaram”, avalia o superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Franco. 

Share.

Comments are closed.