Vale e Defesas Civis realizam simulado de emergência em Itabira e Santa Maria de Itabira neste sábado (14) - Itabira Online
sexta-feira, março 29

Vale e Defesas Civis realizam simulado de emergência em Itabira e Santa Maria de Itabira neste sábado (14)

Pinterest LinkedIn Tumblr +

Atividade de caráter preventivo envolverá comunidades localizadas na ZAS e parte da ZSS de dez estruturas da Vale

As Defesas Civis estadual e municipal de Itabira e Santa Maria de Itabira, com apoio da Vale, realizarão no dia 14 de maio (sábado), às 15h, o simulado prático de emergência das barragens Borrachudo, Borrachudo II, Dique Ipoema, Dique Quinzinho, Alcindo Vieira, Jirau, Piabas, Cemig I, Cemig II e Santana. 

A atividade, que tem caráter preventivo, envolverá os residentes na área de Zona de Autossalvamento (ZAS) das estruturas de Itabira e parte da Zona de Segurança Secundária (ZSS) de Santa Maria de Itabira.

Os bairros/comunidades participantes do simulado são:

  • Itabira: Borrachudo, Monjolo da Carolina, Mandembo, Padres, Pedreira, Rocinha, Gaspar e zona rural.
  • Santa Maria de Itabira: Cordeiros, Flor do Vale, Gaspar, Córrego dos Lages, Chácara, Morro Queimado, Soares e zona rural.

No horário do simulado,  os moradores serão avisados por meio do toque real de sirenes e deverão seguir as rotas de fuga e se dirigir aos pontos de encontro localizados em área segura. Empregados que estiverem trabalhando nas ZAS operacionais das estruturas no dia e horário do simulado também participarão do exercício.

A atividade integra o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas de Itabira, em cumprimento à legislação vigente.  O objetivo é reforçar a cultura de prevenção e orientar a população sobre como proceder em caso de emergência com barragens de mineração.

Não houve alteração na condição de segurança das estruturas. As barragens Borrachudo, Alcindo Vieira, Dique Quinzinho, Dique Ipoema, Jirau, Cemig I, Cemig II e Piabas continuam com Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva e as barragens Borrachudo II e Santana permanecem em nível 1 do PAEBM, que não requer a evacuação da população a jusante. As barragens da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG). Informações sobre as estruturas podem ser obtidas no site www.vale.com/esg.

Como medida preventiva, durante o simulado haverá interdição temporária do trânsito de veículos em vias internas e rodovias, das 15h às 16h. A interdição será temporária, somente durante a realização do simulado, nas seguintes vias:

Share.

Comments are closed.

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio