sábado, maio 21

Zema lidera em Minas com 41%, seguido por Kalil, com 30%, aponta pesquisa Quaest

Pinterest LinkedIn Tumblr +

O atual governador de Minas Gerais e candidato à reeleição, Romeu Zema (Novo), segue liderando as intenções de voto na disputa pelo Estado em 2022. Segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (13/05), o chefe do Executivo aparece com 41%, seguido por Alexandre Kalil (PSD), com 30%. Como terceira opção segue Carlos Viana, com 9%. 

O levantamento da Genial/Quest, no entanto, apresenta um crescimento do ex-prefeito de BH. No último estudo, Kalil aparecia com 27% das intenções. Quando considerado a comparação entre capital e interior, a diferença fica ainda mais significativa. 

Em Belo Horizonte, o candidato do PSD vence Zema por 52% a 27%. No restante do Estado, o cenário se inverte para 49% a 20%. 

De acordo com o cientista político e diretor da Quaest, Felipe Nunes, o atual governador de Minas aparece em vantagem, já que a maioria do eleitorado (40%) prefere que vença um candidato independente. 

“Caiu o percentual de eleitores preferindo um governador mais ligado a Lula: em março eram 40%, agora, em maio, são 32%”, disse por meio do Twitter, considerando que a vantagem, no entanto, pode ainda não ser definitiva, já que apenas 40% já decidiram em quem votar. “Os eleitores não estão certos sobre o seu voto para governador. Entre os eleitores de Zema, a decisão já foi tomada por 43%. Entre os de Kalil, por 47%”, afirmou. 

Cenário político nacional 

O fator Lula e Bolsonaro ainda pode ser capaz de mudar os rumos das eleições no Estado. Ainda de acordo com o cientista político, a “grande virada de jogo” está no capital político que ambos podem transferir aos seus candidatos ao governo. 

“Quando associamos o petista a Kalil, e Bolsonaro a Viana, Romeu Zema (apoiado por D’Avila) sai de 41% para 22%. Kalil ganha 13 pontos e passa a liderar o cenário com 43%. Viana aumenta 7 pontos e quase empata com Zema”, afirmou.

Share.

Comments are closed.