Câmara entrega honrarias e reconhece personalidades do município - Itabira Online
quarta-feira, abril 24

Câmara entrega honrarias e reconhece personalidades do município

Pinterest LinkedIn Tumblr +

Câmara de Itabira entrega honrarias e reconhece personalidades que elevam o nome do município. Sessão solene foi realizada no plenário do Legislativo sem exceder gastos públicos.

A noite de sexta-feira, 24 de setembro, foi de sessão solene no plenário da Câmara Municipal de Itabira. Dezesseis pessoas, sejam entidades, empresários, líderes comunitários, autoridades e outras personalidades foram homenageados pelos vereadores. A cerimônia foi realizada em alusão ao aniversário de emancipação do Município, celebrado no dia 9 de outubro.

A solenidade foi comandada pelo presidente do Legislativo itabirano, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB). O prefeito Marco Antônio Lage (PSB) e o vice-prefeito, Marco Antônio Gomes (PSL) estiveram presentes e compuseram a mesa de autoridades ao lado dos vereadores membros da mesa diretora da Câmara. Devido à pandemia, o público foi limitado.

“Como é bom homenagear nossa gente, reconhecer o trabalho do povo itabirano que é carente de reconhecimento. A Câmara os reconhece e os convoca para que o trabalho de excelência realizado por vocês tenha continuidade. Precisamos nos unir, população e poder público, e diminuir a distância para fazer de Itabira uma cidade cada vez melhor para se viver”, destacou Weverton Vetão.

Nos últimos anos, a cerimônia era realizada no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). Entretanto, neste ano, os vereadores aprovaram um projeto de resolução que modificou o regimento interno do Legislativo, impedindo assim gastos excessivos com a sessão solene de entrega de honrarias.

Representando os demais vereadores, a vice-presidente da Câmara Municipal de Itabira, Rosilene Félix Guimarães (MDB), lembrou a história dos 173 anos de emancipação política de Itabira, abordou a necessidade de diversificação econômica e, também, a luta pela igualdade de oportunidades.

“Emancipar significa tornar-se livre e independente. Felizmente vivemos em um município livre, com autonomia administrativa, política e financeira. Todavia, não podemos deixar de mencionar a necessidade de buscarmos a independência econômica do município, explorando todos os potenciais, todas as vocações econômicas que Itabira possui para além da atividade minerária. Também não podemos deixar de mencionar a necessidade de buscarmos, enquanto representantes dos poderes constituídos, uma sociedade mais justa, através da oferta da igualdade de oportunidades”, frisou a vereadora.

Escolhidos pelos vereadores, os homenageados receberam quatro tipos de honraria: “Diploma de Honra ao Mérito”, “Título de Cidadania Honorária Itabirana”, “Medalha do Minério” e “Medalha Carlos Drummond de Andrade”. Cada vereador indicou uma pessoa/entidade para ser homenageado (a) com uma comenda. Apenas o vereador Carlos Henrique de Oliveira (PDT) não indicou alguém para ser homenageado.

Em seu discurso, o prefeito pregou a necessidade de união política e social para garantir a sobrevivência do município após a exaustão mineral, prevista para 2031. “É um momento de celebração, que bom que estamos aqui hoje [ontem], reconhecendo o valor, a importância de todas essas pessoas e empresas, essas entidades para a construção de um novo caminho. Ainda que todos os homenageados tenham sua história já construída, mas é a certeza de que temos um longo percurso pela frente e esse percurso depende muito da união dos itabiranos, na atividade política, na atividade social, nas entidades de classe, toda a sociedade civil organizada de Itabira vai nos levar sim a uma estabilidade de desenvolvimento, mesmo após chegar o fantasma da exaustão mineral em 10 anos”, enfatizou o prefeito.

Também discursaram o vice-prefeito Marco Antônio Gomes e alguns dos homenageados.

Confira a lista de homenageados pela Câmara Municipal de Itabira em 2021

VEREADOR (A)HONRARIAHOMENAGEADO (A)
Bernardo de Souza RosaDiploma de Honra ao MéritoEmpresa Danny Oliver Comunicação Visual ME
Carlos Henrique da SilvaDiploma de Honra ao MéritoEmpresa Almeida Supermercado
José Júlio RodriguesDiploma de Honra ao MéritoSenhor Prudêncio Gomes Pereira
Júlio César de AraújoDiploma de Honra ao MéritoEmpresa Comercial de Gás Irmãos Reis Ltda
Roberto Fernandes Carlos de AraújoDiploma de Honra ao MéritoEmpresa Equimacon Ltda
Rodrigo Alexandre Assis SilvaDiploma de Honra ao MéritoEmpresa HD Eventos e Assessoria Esportiva Papa Léguas
Sidney Marques Vitalino GuimarãesDiploma de Honra ao MéritoSenhora Edilaine Santos Freitas
Juber Madeira GomesMedalha Carlos Drummond de AndradeSenhora Geralda Maria Pinto de Souza
Reinaldo Soares de LacerdaMedalha do Minério de ItabiraDeputada Estadual Celise Barreiros Laviola Cabral de Lira
Heraldo Noronha RodriguesTítulo de Cidadania Honorária ItabiranaDelegado Helton Cota Lopes
Luciano Gonçalves dos ReisTítulo de Cidadania Honorária ItabiranaDoutor Hernandes Souza Viana
Marcelino Freitas GuedesTítulo de Cidadania Honorária ItabiranaSenhor  Sebastião Ronaldo Lacerda
Neidson Dias FreitasTítulo de Cidadania Honorária ItabiranaVereador Luciano Gonçalves dos Reis
Rosilene Félix GuimarãesTítulo de Cidadania Honorária ItabiranaSenhor Marcello Garcia Reis
Sebastião Ferreira LeiteTítulo de Cidadania Honorária ItabiranaSenhor Aristeu Ribeiro Oliveira
Weverton Leandro Santos AndradeTítulo de Cidadania Honorária ItabiranaSenhor Fabrício Oliveira Reis
Share.

Comments are closed.

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio