Foragido da Justiça é procurado por lavagem de dinheiro em Minas - Itabira Online
quinta-feira, março 28

Foragido da Justiça é procurado por lavagem de dinheiro em Minas

Pinterest LinkedIn Tumblr +

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), está à procura do foragido da Justiça Valdomiro Vasconcellos Neto. Ele é investigado pelo crime de lavagem de dinheiro e apontado como um dos principais articuladores do esquema criminoso, sendo responsável por administrar as empresas fantasmas e por trocar e-mails com agências bancárias em nome dos laranjas.

No dia 11 de março deste ano, a PCMG realizou a operação “Washing”, visando cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão na capital e nas cidades mineiras de Santa Luzia, Coronel Fabriciano, Vespasiano, Contagem, Sete Lagoas e Ponte Nova. Valdomiro, residente no bairro Tupi, em Belo Horizonte, estava entre os alvos, mas não foi localizado.

Conforme apontam as investigações, o grupo criminoso ocultava a movimentação do dinheiro ilícito em contas abertas por meio de empresas fictícias, cadastradas em nome de laranjas. As empresas recebiam o dinheiro, em contas distintas, de forma a simular a origem lícita dos valores. A polícia acredita que essas empresas tenham movimentado R$ 761 milhões, dinheiro que seria utilizado para fomentar e financiar o tráfico de drogas em todo o país. A polícia encontrou indícios de que a organização atuava desde 2016. 

Com a conclusão do inquérito e oferecimento da denúncia pelo Ministério Público, o Judiciário decretou a prisão preventiva de Valdomiro. Ele foi indiciado pelos crimes previstos no art. 1º da Lei 9613/98; art. 299 do Código Penal; art. 2º §§ 3º e 4º, IV da Lei 12850/13.

Share.

Comments are closed.

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio