Secretaria Municipal de Educação capacita gestores para superar desafios com ensino remoto - Itabira Online
sexta-feira, abril 19

Secretaria Municipal de Educação capacita gestores para superar desafios com ensino remoto

Pinterest LinkedIn Tumblr +

Encontros on-line irão contemplar 30 profissionais da rede pública de ensino

A Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou trabalho de capacitação técnica para equipe de 30 gestores, diretores e especialistas, lotados nas escolas municipais de Itabira. A formação dos profissionais teve início em abril e vai até junho, com carga horária de 30 horas e encontros semanais on-line.

A iniciativa visa oferecer aos profissionais uma revisão estratégica e participativa do Projeto Político Pedagógico (PPP) da rede municipal de ensino, além de atender as necessidades, expectativas e desafios dos tempos atuais, marcado pela pandemia da Covid-19. Os módulos de ensino são traçados dentro de uma perspectiva que favoreça a legitimidade do processo e amplie seus resultados. O programa de formação é ministrado pela Comunidade Educativa do CEDAC e tem como tema: “Um PPP para os contextos atuais”. Após a conclusão do curso os gestores serão multiplicadores do aprendizado a todos os profissionais da rede municipal de ensino

“Nossos profissionais necessitam de uma autorreflexão e subsídios para a construção de um planejamento colaborativo com a comunidade escolar, para que juntos possam aprimorar o PPP da rede municipal de ensino, não sendo apenas um documento formal, mas principalmente um norteador das práticas cotidianas do ensino. Com a pandemia da Covid-19 o município de Itabira tem o desafio de construir uma proposta pedagógica sólida, sendo necessários a qualificação e aprimoramento do quadro de profissionais da educação”, ressalta a secretária de Educação, Luziene Aparecida Lage.

De acordo com a SME, a revisão do PPP já estava prevista e, a partir dos desafios sociais agravados pela pandemia, esta atualização se tornou ainda mais importante. Sem atividades pedagógicas presenciais por um longo período, estudantes, familiares e profissionais da Educação ficaram expostos a uma situação complexa de desafios, que evidenciou a relevância social da escola, do papel de educadores e da importância da parceria entre a comunidade escolar. “O mundo de hoje não é o mesmo de antes da Covid-19, e a escola também não pode ser! Precisamos demonstrar aos estudantes que estamos prontos para apoiá-los diante das atuais demandas”, garante a secretária de Educação.

Share.

Comments are closed.

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio