Em Manaus, retroescavadeiras viram coveiros e famílias têm 5 minutos para enterrar parentes - Itabira Online
sexta-feira, março 29

Em Manaus, retroescavadeiras viram coveiros e famílias têm 5 minutos para enterrar parentes

Pinterest LinkedIn Tumblr +

Quatro minutos e 58 segundos. Esse foi o tempo exato – da autorização do coveiro à colocação da coroa de flores na sepultura – que Alexandre Pereira, de 32 anos, teve para se despedir da mãe, vítima da Covid-19, na tarde desse sábado (15/1), no cemitério Nossa Senhora Aparecida, em Manaus (AM).

Durante esse tempo, Alexandre assistiu de perto a um pequeno grupo de sete funcionários do cemitério levar o caixão para uma das covas, da nova ala para vítimas da Covid-19, que fora aberta minutos antes por uma retroescavadeira. O caixote é posto no buraco, e logo a máquina é acionada novamente para encobrir a vala com terra.

Em Manaus, retroescavadeiras viram coveiros e famílias têm 5 minutos para enterrar parentes

Antes, no entanto, o filho, que segurava a coroa com flores amarelas e rosas em uma das mãos, se agachou, pegou um pouco da terra molhada (chovera por alguns minutos no início dessa tarde em Manaus) na mão, e jogou sobre o caixão.

Em seguida, foram necessárias apenas nove dentadas da retroescavadeira, feitas em um período de três minutos e 15 segundos, para encobrir a vala recém-aberta. Foi o tempo necessário para Alexandre trocar uma das flores rosas de lugar, em um último detalhe, e deitar a coroa sobre o monte de terra.

Toda a cena foi acompanhada pelo tia e pelo irmão de Alexandre, que gravou um vídeo para registrar a despedida e repassar a parentes, uma vez que um decreto publicado pela Prefeitura de Manaus restringiu a entrada de pessoas nos cemitérios para apenas três parentes por vítima. Famílias chegam a gravar vídeos-chamadas.

Cemitério Nossa Senhora Aparecida, em Manaus (AM). Capital registra recorde atrás de recorde em número de sepultamentos

“Já imaginou se alguém falasse para você que teria apenas cinco minutos para enterrar sua mãe?”, questiona Alexandre, ao enfatizar que “mãe é mãe”, ou seja, única. “O que eu poderia falar diante do parente enterrado nesse tempo? Só um amém”, prossegue o filho, que diz sentir uma dor inexplicável.

Com nome e sobrenome de santa, Maria de Fátima, a mãe de Alexandre, tinha 58 anos e sonhava se aposentar para “viver a velhice” no interior do Amazonas, em Canutama, uma cidade com pouco menos de 16 mil habitantes onde ela nasceu e cresceu. No entanto, o desejo dela foi interrompido pela Covid-19.

Maria de Fátima morreu na madrugada desse sábado, internada no hospital Delphina Aziz, na zona norte da capital do Amazonas, para onde foi transportada diretamente da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Sales, na zona oeste. Ela morreu por insuficiência respiratória, após faltar oxigênio na capital.

Além de Maria de Fátima, outras 201 pessoas foram sepultadas ao longo desse sábado, em Manaus, segundo dados da prefeitura. Dessas, 102 foram vítimas da Covid. O número total só não é maior que o registrado na sexta-feira (15/1), quando 213 enterros foram registrados na capital, recorde desde o início da pandemia.

Cemitério Nossa Senhora Aparecida, em Manaus (AM). Capital registra recorde atrás de recorde em número de sepultamentos

O número de mortes pela doença tem crescido diariamente, com o aumento de casos do novo coronavírus, e a consequente elevada taxa de ocupação nos hospitais da capital, onde ambulâncias são usadas como leitos de UTI e pacientes são tratados em casa. E tudo isso agravado pela escassez de oxigênio, essencial para o tratamento da Covid-19.

O sistema de saúde de Manaus colapsou, literalmente. Pacientes estão sendo transferidos a outros estados por falta de oxigênio na capital, o que ajuda, inclusive, a abrir espaço nos hospitais para um cada vez mais difícil tratamento da doença. Nas portas das unidades de saúde, famílias pedem desesperadamente por socorro.

Esse drama também tem feito parte da rotina da jovem Stéfany Anselmo, de 20 anos. Ela enterrou a avó, Lídia de Souza, de 67, vítima da Covid, no fim da tarde desse sábado, no cemitério Nossa Senhora Aparecida, a poucos metros de distância da cova onde foi enterrada Maria de Fátima, a mãe de Alexandre.

Cemitério Nossa Senhora Aparecida, em Manaus (AM). Capital registra recorde atrás de recorde em número de sepultamentos

Lídia de Souza, no entanto, já era aposentada, e cuidou da neta por todo o tempo em que estiveram juntas – sobretudo quando Stéfany ganhou uma filha, há um ano e três meses. A mulher estava internada desde o último dia 10 de janeiro no hospital Platão Araújo após ser diagnosticada com o novo coronavírus.

“Ela vai fazer muita falta”, sintetiza a neta, com um rosto lavado por lágrimas, ao interromper a conversa para pegar de prontidão o lenço que estava sobre o ombro dela e que um forte vento acabara de levar. O pano, branco com desenhos cor-de-rosa, pertencia à filha de Stéfany, o maior elo que tem com a avó.

Stéfany, por sua vez, teve pouco tempo a mais que Alexandre para se despedir da avó: cinco minutos e nove segundos. Além do decreto, a velocidade dos enterros tem sido necessária para que os funcionários do cemitério, mesmo armados com retroescavadeiras, consigam finalizar as dezenas de sepultamentos no dia.

Cemitério Nossa Senhora Aparecida, em Manaus (AM). Capital registra recorde atrás de recorde em número de sepultamentos

O coveiro Ulisses Xavier, de 52 anos, é testemunha da tragédia do novo coronavírus na capital amazonense. Ele conta que, hoje, atua no sepultamento de aproximadamente 60 pessoas por dia, mas teve ocasião em que chegou a enterrar até 140 corpos em 24 horas. Antes da pandemia, era difícil esse número passar de 15.

“Tenho 16 anos como coveiro, e essa é a primeira vez que vejo tantos sepultamentos de uma só vez, e tanto sofrimento das famílias”, conta o profissional, enquanto, atrás dele, uma retroescavadeira se movimenta para abrir uma nova vala e enterrar mais uma vítima do novo coronavírus.

“Nosso trabalho é cavar e enterrar, apenas. Hoje, a pá é apenas um apoio, pois, como a demanda é alta, a gente não está podendo cavar manualmente, porque a espera vai ser maior. Daí, ela [a retroescavadeira]cava, ‘arreia’ e enterra. Quando acabar tudo [essa pandemia], as retroescavadeiras vão embora”, relata.

Cemitério Nossa Senhora Aparecida, em Manaus (AM). Capital registra recorde atrás de recorde em número de sepultamentos

Ao lado da ala mais nova para Covid-19 – ao menos outras duas foram criadas no cemitério para receber vítimas da doença –, carros funerários fazem fila para entregar os corpos dentro dos caixões. Os veículos que chegaram ao longo dessa tarde transportaram, cada um, até quatro caixotes.

O trabalho também tem sido árduo para as funerárias. É o que conta o motorista de um desses carros, Claudionor de Souza, de 53 anos. “Estamos vindo bem mais vezes ultimamente, pois a demanda está cada dia maior. Trabalho há oito anos. Em todo esse tempo, só em abril [tivemos tanto sepultamento desse jeito]”, relata.

Além dessas covas, o cemitério Nossa Senhora Aparecida iniciou a construção de gaveteiros para receber mortos por Covid-19. Até esse sábado, foram construídas 336 sepulturas verticais. A Prefeitura de Manaus, no entanto, espera construir, no total, 22 mil vagas – até quando será necessário pensar em outra solução.

Fonte – Metrópoles

Share.

Comments are closed.

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio