Prefeitura de Itabira paga nesta segunda-feira o 13º salário integral - Itabira Online
sexta-feira, março 29

Prefeitura de Itabira paga nesta segunda-feira o 13º salário integral

Pinterest LinkedIn Tumblr +

A transferência do benefício injetará R$ 7 milhões na economia de Itabira

Os aproximadamente 3.500 servidores municipais de Itabira receberão o 13º salário de forma integral nesta segunda-feira (30/11). Segundo a Secretaria Municipal de Fazenda, o pagamento líquido – isto é, sem os descontos oficiais – injetará R$ 7 milhões na economia local.

Os servidores da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) também receberão no dia 30 deste mês. Este é o segundo ano consecutivo em que o Governo Municipal antecipa o pagamento integral do benefício.

Ao longo dos últimos quatro anos, a gestão de Ronaldo Magalhães reequilibrou a máquina pública e tirou o Município da profunda crise observada no quadriênio anterior.

“Entregaremos uma Prefeitura completamente estruturada, com todos os compromissos em dia e com o caixa positivo, além de créditos milionários previstos para o próximo ano”, antecipou Ronaldo Magalhães, prefeito de Itabira.

O raio-x das contas públicas e o equilíbrio financeiro da Prefeitura no encerramento da atual administração serão demonstrados em breve.

Valorização dos servidores

A atual gestão colocou em dia o pagamento de salários dos servidores públicos, que enfrentavam atrasos no governo anterior. Para o Executivo Municipal, a valorização do funcionalismo é pré-condição para a promoção de um serviço público sustentável e eficiente.

Nesta gestão foi resolvido um problema delicado, também herdado, da dívida com o Instituto de Previdência de Itabira (Itabiraprev), garantindo a aposentadoria e a pensão de funcionários públicos. O passo foi importantíssimo, sendo que a Prefeitura e sua administração indireta têm aproximadamente 4.300 colaboradores.

Após quatro anos sem correções salariais, além disso, a gestão 2017-2020 voltou a reajustar os vencimentos de cada colaborador cobrindo a inflação anual medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A recomposição contemplou também o cartão alimentação.

Para mais, a Prefeitura fez em 2019 o primeiro processo seletivo para promoção interna em 12 anos. E fez um concurso público em 2020 com mais de 400 vagas – o primeiro de grande porte, depois de uma década.

Não menos importante foi a retomada do pagamento de férias-prêmio, o que não ocorria desde 2015. Licença-prêmio é um direito previsto aos servidores de carreira, que ao completarem cinco anos de trabalho fazem jus a três meses de licença remunerada.

Share.

Comments are closed.

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio