Rio Tanque: Aecom e Saae se encontram após assinatura de contrato - Itabira Online
quinta-feira, março 28

Rio Tanque: Aecom e Saae se encontram após assinatura de contrato

Pinterest LinkedIn Tumblr +

Aconteceu, ontem (28/09), a primeira reunião entre a Aecom do Brasil (provedora de serviços ambientais) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Na pauta estava a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Tanque – uma obra que está estimada em 30 milhões de dólares e deve durar até dois anos, devendo o projeto e a sua execução serem integralmente custeados pela Vale.

A Aecom é a empresa que assume o papel de auditoria independente do projeto, o que só pôde se tornar realidade devido a uma proposta construída, em conjunto, com Ministério Público de Minas Gerais. O intuito desta atuação é sanar definitivamente a falta de água no município. E, como resultado do esforço da Prefeitura Municipal de Itabira, Saae e Ministério Público, foi assinado um termo de ajustamento de conduta (TAC), no final de agosto, com a Vale.

“Agora [com a reunião de hoje], efetivamente iniciamos os trabalhos para a captação de água no Rio Tanque, já que a Aecom foi contratada para atender ao MPMG na fiscalização do TAC e esta contratação só foi concluída na última sexta-feira (25)”, resume o diretor-presidente do Saae, Leonardo Lopes.

Saiba mais: O termo de ajustamento de conduta (TAC) para captação de água no Rio Tanque estipula ainda que a Vale deverá apresentar cronograma das obras, que ocorrem como compensação e ação mitigadora de impactos da atividade da mineradora em Itabira. Ainda de acordo com o TAC, corrido estes 90 dias da assinatura, a Vale deve apresentar à Aecom e ao Saae:

  •  cronograma detalhado de execução das obrigações, que deverá também incluir os prazos para atualização dos estudos prévios de viabilidade e disponibilidade hídrica, realizados pela mineradora no passado, desta captação a fim de parametrizar a capacidade de tratamento da nova captação e para a obtenção pela Vale da respectiva outorga para a nova captação no Rio Tanque, além do desenvolvimento do projeto; e que deverá também prever a entrega da nova captação ao Saae de maneira escalonada.

IMPORTANTE: O Conselho Administrativo da Vale aprovou a assinatura do termo em 13 de agosto e sua assinatura foi efetivada em 27 do mesmo mês.

Share.

Comments are closed.

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio