Dalma anuncia que não disputará eleições em 2020, mas que continua defendendo mulheres - Itabira Online
quinta-feira, abril 18

Dalma anuncia que não disputará eleições em 2020, mas que continua defendendo mulheres

Pinterest LinkedIn Tumblr +

A vice-prefeita Dalma Helena Barcelos Silva anunciou ontem (28/09) à tarde, por meio de sua página no Facebook, sua desfiliação do PTB, partido do prefeito Ronaldo Lage Magalhães. Dalma Barcelos foi a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-prefeita em Itabira e, em uma “carta aberta ao povo itabirano”.

CARTA ABERTA AO POVO ITABIRANO

Antes de entrar para a vida política, eu chorava ao ver mulheres com os olhos roxos sem ter para onde ir e sem renda. Iniciei um movimento e por 11 anos estive à frente de Secretarias de Governo, do Trabalho e Desenvolvimento Social em São Gonçalo do Rio Abaixo, cidade onde nasci. Neste período, muitos serviços como CRAS, CREAS, habitação social, Sine, Cates (Centro de Apoio ao Trabalho e a Economia Solidária), Casa lar e Programa Qualificar foram estruturados.

Quando fui eleita em Itabira em 2016, me tornei a primeira vice-prefeita da história da cidade. Uma eleição importante, mas que também me fez refletir: “Sou a primeira mulher no executivo, mas temos uma câmara sem representação feminina?” Me senti sozinha, mas rapidamente usei toda indignação para propor mudanças: imaginei um grande projeto com foco em mulheres. Busquei parcerias e encontrei na ONU Mulheres o apoio que precisava para melhorar a realidade feminina a través de renda, habitação e redução da violência. A política ainda é muito machista e eu sabia que não seria fácil implementar. Foram 4 anos com tentativas de invalidação e apagamento. Eu nunca cedi, me mantive firme!

E, vocês devem estar pensando: “Para concorrer à um cargo político é necessário estar filiado!”

E eu afirmo com o coração tranquilo, com muita lucidez e muito respeito a vocês, povo itabirano:
Escolhi pela desfiliação para possibilitar a reflexão que a igualdade de gênero não é uma bandeira partidária. Neste ano, não estarei na disputa por um cargo político. Sigo apoiando candidatas mulheres. Eu acredito na política feita de mulheres para mulheres. Precisamos ocupar estes espaços.

Reafirmo meu compromisso em atuar pela igualdade de gênero. O projeto 50/50 é a minha prioridade, vou coordená-lo até o fim deste mandato. Estou preparada para os novos desafios e te convido a conhecer meu trabalho Vem comigo?

Torno pública a minha decisão pela desfiliação do PTB no dia 25 de setembro de 2020.
Agradeço pela confiança e carinho,

Dalma Barcelos
Vice-prefeita de Itabira e Coordenadora do projeto 50/50 em parceria com a ONU mulheres

View this post on Instagram

[CARTA ABERTA AO POVO ITABIRANO] Antes de entrar para a vida política, eu chorava ao ver mulheres com os olhos roxos sem ter para onde ir e sem renda. Iniciei um movimento e por 11 anos estive à frente de Secretarias de Governo, do Trabalho e Desenvolvimento Social em São Gonçalo do Rio Abaixo, cidade onde nasci. Neste período, muitos serviços como CRAS, CREAS, habitação social, Sine, Cates (Centro de Apoio ao Trabalho e a Economia Solidária), Casa lar e Programa Qualificar foram estruturados. Quando fui eleita em Itabira em 2016, me tornei a primeira vice-prefeita da história da cidade. Uma eleição importante, mas que também me fez refletir: "Sou a primeira mulher no executivo, mas temos uma câmara sem representação feminina?" Me senti sozinha, mas rapidamente usei toda indignação para propor mudanças: imaginei um grande projeto com foco em mulheres. Busquei parcerias e encontrei na ONU Mulheres o apoio que precisava para melhorar a realidade feminina a través de renda, habitação e redução da violência. A política ainda é muito machista e eu sabia que não seria fácil implementar. Foram 4 anos com tentativas de invalidação e apagamento. Eu nunca cedi, me mantive firme! E, vocês devem estar pensando: “Para concorrer à um cargo político é necessário estar filiado!" E eu afirmo com o coração tranquilo, com muita lucidez e muito respeito a vocês, povo itabirano: Escolhi pela desfiliação para possibilitar a reflexão que a igualdade de gênero não é uma bandeira partidária. Neste ano, não estarei na disputa por um cargo político. Sigo apoiando candidatas mulheres. Eu acredito na política feita de mulheres para mulheres. Precisamos ocupar estes espaços. Reafirmo meu compromisso em atuar pela igualdade de gênero. O projeto 50/50 é a minha prioridade, vou coordená-lo até o fim deste mandato. Estou preparada para os novos desafios e te convido a conhecer meu trabalho Vem comigo? Torno pública a minha decisão pela desfiliação do PTB no dia 25 de setembro de 2020. Agradeço pela confiança e carinho, Dalma Barcelos Vice-prefeita de Itabira e Coordenadora do projeto 50/50 em parceria com a ONU mulheres #igualdadedegenero #mulheresnapolitica #onumulheres

A post shared by Vice-prefeita Dalma Barcelos (@dalmabarcelosoficial) on

Share.

Comments are closed.

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio