Itabira continua na onda verde, mas situação é delicada”, diz Rosana Linhares - Itabira Online
quinta-feira, março 28

Itabira continua na onda verde, mas situação é delicada”, diz Rosana Linhares

Pinterest LinkedIn Tumblr +

O governo de Minas Gerais divulgou nesta quinta-feira (24/09) que Itabira continua na onda verde do programa Minas Consciente – Retomando a Economia do Jeito Certo. A orientação é válida para o período de 26 de setembro à 3 de outubro. No entanto, a secretária municipal de Saúde, Rosana Linhares Assis Figueiredo, afirma que a situação no município é delicada.

“Permanecemos na onda verde para a próxima semana, mas no limite. Na semana passada atingimos 10 pontos e nesta, 12. Isto é reflexo do relaxamento do isolamento social e das medidas de prevenção. No feriado de Sete de Setembro tivemos notícias de muitas pessoas aglomeradas em festas nas casas, nas praças, cachoeiras e praias. Se continuar assim, na semana que vem atingiremos 13 pontos e voltaremos para a onda amarela”, ressaltou Rosana Linhares.

Os pontos citados pela secretária são referentes aos indicadores avaliados no Plano Minas Consciente como incidência, capacidade de atendimento e avanço da doença no município, bem como suas variantes. Os parâmetros de pontuação são: até 12 pontos (verde – situação esperada), entre 13 e 19 pontos (amarela – alerta) e 20 pontos ou mais (vermelha – situação crítica). “As cores definidas para os parâmetros indicam o grau de risco da composição de indicadores”, explicou.

Ao integrar a onda verde, a microrregião de Itabira possibilitou o retorno de atividades econômicas como cinemas, parques de diversão e eventos com até 30 pessoas, bem como alterações nas regras para as academias e atividades esportivas. Contudo, todas as medidas de prevenção ao novo coronavírus (covid-19) devem ser mantidas.

“Ressaltamos que todos os estabelecimentos em funcionamento devem se ater aos protocolos sanitários para evitar a propagação da doença em Itabira. Então, pedimos a toda a população muito cuidado e colaboração na contenção da propagação do vírus. Ainda estamos em situação de pandemia. Não é hora de relaxar”, destacou a secretária de Saúde.

Recomendações de higiene

A população deve ficar atenta e adotar as medidas preventivas de distanciamento, uso de máscaras e de álcool em gel, lavar as mãos constantemente e de forma correta, etiqueta da tosse, ficar em casa sempre que possível e utilizar os serviços de delivery, por exemplo. Os comerciantes devem seguir vários protocolos de segurança, mantendo os procedimentos de higiene e os específicos de cada atividade.

Para acompanhar as informações sobre a covid-19 em Itabira em tempo real, os interessados podem acessar o site novoportal.itabira.mg.gov.br/coronavírus.

Share.

Comments are closed.

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio