Professores protestam contra a suspensão do contrato de trabalho em Itabira - Itabira Online
quinta-feira, abril 18

Professores protestam contra a suspensão do contrato de trabalho em Itabira

Pinterest LinkedIn Tumblr +

Os 177 profissionais de educação tiveram contrato temporário suspenso, devido à queda de arrecadação com a pandemia da covid-19. Os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) sofreram impactos significativos, nos repasses federais, segundo a Prefeitura de Itabira.

Pelo menos um terço daquelas pessoas com contrato administrativo suspenso se reuniram, dia dois de junho, na avenida Mauro Ribeiro Lage, e seguiram em carreata pela região central de Itabira, em direção a Prefeitura, e posteriormente a Câmara Municipal de Itabira, onde se manifestaram contra o decreto, pedindo sua imediata revogação.

De acordo com os professores, para que um profissional consiga ter um salário minimamente digno, é de vital importância o acúmulo de cargos no município e no estado, considerando que em alguns desses cargos, as aulas são fracionadas e o pagamento dessas aulas complementam pouco os salários dos profissionais, obrigando o professor a trabalhar em vários turnos para garantir o próprio sustento, com aulas no vespertino, matutino e até no noturno.

Com o apoio dos dois sindicatos, o grupo seguiu pelo trajeto destacando palavras de ordens e questionando o ato do prefeito Ronaldo Magalhães, ao assinar o decreto, em momento de refração econômica, e de desemprego, como impactos na economia no dia-a-dia da população. Diante do legislativo, contou com o apoio de vereadores e populares que passavam pela avenida Carlos Drummond de Andrade. A manifestação durou aproximadamente uma hora.

Participaram do ato, a líder do movimento, Kênia Coelho, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Municipais de Itabira (Sintsepmi), Auro Gonzaga, e a coordenadora da sub-sede de Itabira do SindUte-MG (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Estado de Minas Gerais), Vanderleia Freitas.

Demissões

Por se tratar de uma “suspensão contratual”, evitando o desligamento mas não efetuando o pagamento dos profissionais, os manifestantes alertam que: O estado tem feito o pagamento de professores a conta gotas, já promovendo um desabastecimento financeiro dos professores, e com o salário defasado e ainda a suspensão dos contratos, o prefeito tem promovido um desemprego “disfarçado”. Somando aos Celetistas, servidores da Itaurb e agora os professores, são mais de 400 desassistidos pela prefeitura. Colocando em dúvida a real intenção do prefeito a proteger o emprego e renda.

A assessoria de comunicação da administração pública, questionada sobre um posicionamento diante do ato, respondeu que os profissionais em educação estão no exercício do direito democrático.

Com informações Euclides Éder

Share.

Comments are closed.

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio