Saae conclui obras de recuperação na rede de esgoto - Itabira Online
sexta-feira, março 29

Saae conclui obras de recuperação na rede de esgoto

Pinterest LinkedIn Tumblr +

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira concluiu, na semana passada, a recuperação do principal emissário da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Laboreaux, rompido durante às fortes chuvas no final de janeiro. O acidente foi provocado por deslizamentos de terra impulsionados pelo aumento do volume de água no Rio de Peixe.

De acordo com Leonardo Ferreira Lopes, diretor-presidente do Saae, o emissário se rompeu em dois locais, com 100 metros de distância entre eles. O primeiro, em uma estrada vicinal à avenida Prefeito Li Guerra e, o segundo, na ponte de concreto do condomínio Village da Lagoa. “Levando em consideração que a capacidade da ETE Laboreaux é de 170 litros por segundo (l/s), este braço do emissário que recuperamos corresponde há mais de 100 l/s no horário de pico”, explicou o diretor-presidente.

A identificação dos estragos ocorreu após a inspeção de quilômetros de emissários, quando, no dia 3/2, funcionários da autarquia constataram a redução de vazão na ETE, além de transtornos (vazamentos) no final da via. “Foi uma obra grande, que exigiu muito esforço do Saae para ser executada com segurança e rapidez”, ressaltou Leonardo Lopes.

A conclusão dos serviços aconteceu no sábado (08/02), quando o segundo muro de gabião foi finalizado para sustentar o emissário rompido e as pistas da avenida Prefeito Li Guerra passaram pelo processo de lavagem.

Share.

Comments are closed.

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio