Remédio para úlcera sofre recall por risco de contaminação - Itabira Online
sexta-feira, março 29

Remédio para úlcera sofre recall por risco de contaminação

Pinterest LinkedIn Tumblr +

Componente que pode ser cancerígeno apareceu em grandes quantidades em lotes do medicamento

A farmacêutica Medley anunciou o recall do medicamento  Ranitidina  comumente usado para o tratamento de úlcera no estômago e no duodeno. A medida precisou ser adotada após ser constatado risco de contaminação por substância cancerígena chamada nitrosamina.

Ao todo, 50 lotes das dosagens de 150 mg e 300 mg serão recolhidos. Quem faz uso desse medicamento deve entrar em contato com o médico que indicou o tratamento.

 Confira aqui a lista completa dos lotes:

O Procon-SP recomenda, a quem tem o medicamento, a mantê-lo em sua embalagem original, bem como a não utilizá-lo. A farmacêutica deve proceder ao recolhimento do produto, substituindo-o ao consumidor ou ressarcindo os valores pagos. A Medley disponibiliza o telefone 0800 729 8000 para esclarecimento de dúvidas.

Substância potencialmente cancerígena

As nitrosaminas são encontradas em alguns alimentos e suprimentos de água potável, mas as que são formadas em processos de síntese de ingredientes ativos usados na fabricação de fármacos são consideradas como impurezas. Por isso, sua presença em medicamentos é considerada inaceitável.

Em nota publicada em seu site, a Anvisa recomenda fortemente que as empresas com registro de produtos que contêm substâncias ativas, sintetizadas quimicamente, reavaliem os métodos de processamento desses ingredientes e realizem testes nos insumos e nos produtos.

Share.

Comments are closed.

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio