Museu do Tropeiro será reaberto neste sábado (18) - Itabira Online
sábado, abril 20

Museu do Tropeiro será reaberto neste sábado (18)

Pinterest LinkedIn Tumblr +

A reforma do Museu do Tropeiro, no distrito de Ipoema, foi finalizada. Após quase um ano fechado, neste sábado (18/01), os visitantes do espaço cultural, que abriga um grande acervo histórico sobre o tropeirismo, poderão desfrutar de um ambiente totalmente revitalizado. A solenidade de reabertura será às 17 horas e contará com exposição de oficina de artesanato, apresentação das Lavadeiras de Ipoema e Estaladores de Chicotes, shows musicais com Quincas da Viola e a dupla Zalico e Zalinho, além de barraquinhas com comidas e bebidas típicas da região.

Em reforma desde o mês de abril do ano passado, o prédio passou por reforço estrutural, recuperação de esquadrias e piso de madeira, revisão do telhado, manutenção das instalações elétricas e hidráulicas, projeto e implantação do sistema de prevenção e combate a incêndio e pintura interna e externa. O valor das obras, que ficou sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Trânsito (SMOTT), foi de R$ 95.499,72. O Museu do Tropeiro foi inaugurado em março de 2003 e esta é a primeira vez que o imóvel passa por reforma.

“Preservar os espaços antigos do nosso município é proteger a nossa identidade e significa dar a eles a manutenção adequada e modernização de suas estruturas. Foi necessário revitalizar o prédio porque é um espaço que, por sua própria constituição, é vulnerável e contém material altamente vulnerável a ser consumido em um incêndio”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) – pasta responsável pelo Museu do Tropeiro e outros pontos turísticos de Itabira – José Don Carlos Alves Santos.

Para Ronaldo Magalhães, além da necessária manutenção do imóvel, o sentimento é de gratidão pelos moradores do distrito. “Em Ipoema, a comunidade abraça esse projeto com muita dedicação. Eles cuidam, divulgam e valorizam o Museu do Tropeiro, que vai muito além de uma obra, pois é reconhecido no país inteiro”.

O prefeito ressaltou ainda as oportunidades que o tropeirismo oferece à Itabira. “Nosso trabalho também é abrir caminhos para a diversificação econômica e o turismo é um deles. Estamos, por exemplo, buscando parcerias com outros museus de Minas Gerais, para que o Museu do Tropeiro receba exposições de relevância à cena histórica local”, finalizou Ronaldo Magalhães.

Share.

Comments are closed.

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio