Atleta de Itabira é convocada à seleção mineira de atletismo paralímpico - Itabira Online
quinta-feira, março 28

Atleta de Itabira é convocada à seleção mineira de atletismo paralímpico

Pinterest LinkedIn Tumblr +

A itabirana Lígia Anídia Sant’Ana Costa, 15 anos, foi convocada para a seleção mineira de atletismo paralímpico e embarca, neste fim de semana, rumo à capital paulista, onde acontecerá a 13ª edição das Paralimpíadas Escolares. O evento, agendado entre os dias 19 e 22 deste mês, é considerado o maior do mundo para pessoas com deficiência em idade escolar. Apoiada pela Prefeitura de Itabira, Lígia é tida como a primeira atleta do paradesporto local a entrar para o time que representará Minas Gerais.

A convocação da adolescente é resultado de sua campanha vitoriosa durante os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), em Uberlândia, no Triângulo, em julho e agosto deste ano. Lígia foi ouro nos 400 metros, 1.500 metros e salto em distância. Seu rendimento foi decisivo para que a cidade de Itabira ficasse no segundo lugar geral do Atletismo PCD Feminino Sub 18 (a sigla PCD significa pessoa com deficiência).

Caçula de uma família de quatro filhos no bairro Santa Marta, Lígia é aluna do sexto ano do fundamental na Escola Municipal José Gomes Vieira e também da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), onde seu talento no esporte foi encorajado. A atleta começou a correr atrás das medalhas aos dez anos de idade.

 A notícia da convocação emocionou a itabirana, que sonha fazer carreira internacional no atletismo. “Eu agradeço muito a Deus, à minha técnica Jéssica, e a todo mundo que acredita em mim. Lá em casa meus pais estão muito felizes por eu ter conquistado as medalhas de ouro e espero conquistar outras”, diz a atleta, que supera seus próprios desafios, ante uma limitação intelectual.

Gratificante

A convocação é um triunfo também à técnica da garota, a educadora física Jéssica Carolina Alves Ferreira, que se destacou na chamada de profissionais à seleção – segundo ela, do que se sabe, somente homens da cidade foram convidados às representações paralímpicas.

“Minha experiência começou em 2016, quando fui trabalhar na Apae e tive a oportunidade de levar atletas às competições paralímpicas. Eu fico sem palavras para descrever o que sinto. São conquistas que confirmam os treinamentos dia a dia, e nos dá gratidão, certeza do dever cumprido. O esporte paralímpico é incrível, motivador e gratificante”, comentou Jéssica.

O servidor municipal Vanderci Geraldo dos Santos é coordenador do esporte paralímpico na cidade e foi chamado à comissão técnica do paradesporto estadual. O desejo dele é alçar a cidade aos Jogos Paralímpicos de 2020, em Tóquio, no Japão. “Graças ao apoio que recebemos do Município, as conquistas na categoria não param. E há muito mais pela frente”, estima.

Share.

Comments are closed.

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio