Barragem em Barão de Cocais sobe para nível 3 - Itabira Online
sexta-feira, março 29

Barragem em Barão de Cocais sobe para nível 3

Pinterest LinkedIn Tumblr +

O prefeito de Barão Décio dos Santos (PV) participou de uma reunião com o Tenente Coronel da Defesa Civil do Estado, Flávio Godinho, sua equipe e representantes da mineradora Vale.

Também com a presença do coordenador da Defesa Civil Municipal, José Flávio Júnior, o encontro teve o intuito de definir os primeiros passos para o completo esclarecimento das informações sobre o nível 3 de alerta da Barragem Sul Superior da Mina do Gongo Soco.

A mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, que está em alerta máximo para risco de rompimento

Uma nova reunião está agendada para às 7h30min, para dar início a todas as ações para orientar a população, em especial aqueles que residem ao longo do leito do Rio São João.

Para o Prefeito, mais do que nunca as autoridades responsáveis e, principalmente, a empresa Vale devem toda clareza e agilidade para com o povo cocaiense.

Enquanto isso, a Defesa Civil do Estado e do município, pelotões de choque e demais autoridades estão de prontidão para qualquer ação emergencial.

Nota da Vale

A Vale informou que acionou o protocolo para início do nível 3 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) para a Barragem Sul Superior da mina Gongo Soco. “Essa medida preventiva se faz necessária tendo em vista o fato do auditor independente ter informado a condição crítica de estabilidade da barragem. Com o nível 3, foi acionada a sirene de alerta que cobre a Zona de Autossalvamento (ZAS), como reforço de medida preventiva, já que a evacuação da área próxima à barragem foi realizada em 8 de fevereiro”.

Share.

Leave A Reply

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio