Justiça autoriza retomada de atividades na maior mina de Minas Gerais - Itabira Online
quinta-feira, março 28

Justiça autoriza retomada de atividades na maior mina de Minas Gerais

Pinterest LinkedIn Tumblr +

A Justiça autorizou a retomada de atividades na Barragem de Laranjeiras, em Barão de Cocais, e que fica localizada no Complexo Minerário de Brucutu. A estruturas é de propriedade da Vale e está localizadas na Região Central de Minas Gerais. No ano passado, ela foi taxada pela mineradora como barragem com “risco severo de rompimento”.

Mina de Brucutu é a maior de Minas Gerais

Na decisão, o juiz da 1ª Vara da Fazenda Estadual, Michel Curi e Silva, aceitou os documentos da mineradora que atestavam a estabilidade da barragem. Além disso, o magistrado concordou com o argumento utilizado pela Vale de que a Agência Nacional de Mineração (ANM) autoriza o método construtivo convencional de barragem, sem alteamento. Esse método é utilizado em Laranjeiras.

Quanto à auditoria, a Vale demonstrou que, em fevereiro deste ano, a empresa Tetratech emitiu um novo estudo, confirmando a efetividade das medidas de drenagem no local. O parecer aponta não haver risco de rompimento da barragem.

O juiz ainda levou em conta o argumento da mineradora de que as atividades nas estruturas garante a manutenção de empregos na empresa e o pagamento de impostos ao Estado de Minas Gerais. Além disso, a mineradora cita a tragédia ocorrida em Brumadinho e argumenta que é necessário, urgentemente, retomar as atividades para garantir o pagamento de indenizações.

Por meio de nota publicada em seu site, a Vale informou que teve ciência da decisão proferida e que já autorizou a retomada das atividades da barragem Laranjeiras e do complexo minerário de Brucutu. No entanto, segundo a mineradora, as operações de Brucutu permanecerão paralisadas aguardando os desdobramentos da referida decisão judicial no âmbito da Secretaria de Estado de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). “A Vale manterá o mercado informado de quaisquer atualizações”, finalizou.

Share.

Leave A Reply

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio