Depoimentos reforçam que Vale sabia dos riscos de ruptura da barragem de Brumadinho desde 2017 - Itabira Online
sábado, abril 20

Depoimentos reforçam que Vale sabia dos riscos de ruptura da barragem de Brumadinho desde 2017

Pinterest LinkedIn Tumblr +

Depoimentos de funcionários da Vale e de engenheiros da Tüv Sud, empresa que forneceu laudo de estabilidade da barragem que se rompeu em Brumadinho, na Grande BH, reforçam que a mineradora sabia dos riscos desde 2017. As investigações apontam que a empresa tentou métodos para aumentar o cálculo de estabilidade da estrutura, mas sem sucesso. Por isso, resolveu colocar drenos no reservatório para tentar retirar a água. O que também não foi eficaz. O desastre segue sendo investigado por uma força-tarefa entre as polícias Civil e Federal, e ministérios públicos de Minas Gerais e Federal. 

A ruptura das barragens 1, 4 e 4A da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, aconteceu em 25 de janeiro. O rompimento provocou a maior catástrofe humana e socioambiental do Brasil, deixando 197 mortos e 111 desaparecidos sob mais de 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração. A lama de rejeitos também atingiu o Rio Paraopeba.

Desde o dia do desastre, a força-tarefa investiga o caso. Depoimentos divulgados pelo Fantástico, da Rede Globo, mostrou que os órgãos envolvidos no inquérito acreditam que o rompimento não foi acidente. Depoimentos de funcionários da Vale e da Tüv Sud mostram que a empresa já sabia dos riscos de rompimento. 

Diante disse, segundo apontam as investigações, começou a instalar drenos, chamados de Drenos Horizontais Profundos (DHPs) para retirar a água da barragem. O método poderia levar riscos para a estrutura, de acordo com os investigadores. O engenheiro da Tüv Sud Makoto Namba, um dos que assinou o laudo de estabilidade, afirmou, durante o depoimento, que a colocação dos DHPs foi uma “barbeiragem”.

Share.

Leave A Reply

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio